A teoria da revolução em ROSA LUXEMBURGO



A TV Boitempo dá continuidade à publicação do curso "A teoria da revolução". Ao todo, são quatro aulas dedicadas a apresentarem as concepções de revolução em quatro figuras clássicas do pensamento crítico revolucionário. Esta aula de encerramento, ministrada por Isabel Loureiro, discute a teoria da revolução em Rosa Luxemburgo. As três demais aulas concentram-se nos pensamentos de Karl Marx, Vladímir Lênin e Michail Bakunin, e são ministradas respectivamente por Mauro Iasi, Augusto Buonicore e Acácio Augusto. Bons estudos!
★ Vídeos novos toda semana: inscreva-se no canal para acompanhar o curso! ☛ http://bit.ly/1bxZhtb
Pensar a revolução ou em revoluções torna-se cada vez mais inevitável, em meio a uma profunda e prolongada crise estrutural do capitalismo, provocada por fatores que Karl Marx descrevia já século 19. Momento oportuno, portanto, para conhecer e avaliar o pensamento dos principais teóricos que ao longo dos anos influenciaram pensadores e ativistas ao redor do mundo. Contribuindo para disseminar suas ideias, o Salão oferece este ano o curso "A teoria da revolução". Além de Marx, Lenin e Rosa Luxemburgo, o curso aborda as concepções de Mikhail Bakunin, um dos anarquistas mais proeminentes da história.
★ AULAS ★ ❶ Teoria da revolução em MARX Aula ministrada por Mauro Iasi, professor da UFRJ. ❷ Teoria da revolução em LÊNIN Aula ministrada por Augusto Buonicore, historiador e presidente do Conselho Curador da Fundação Maurício Grabois. ❸ Teoria da revolução em BAKUNIN Aula ministrada por Acácio Augusto, professor adjunto do Departamento de Relações Internacionais da Unifesp ❹ Teoria da revolução em ROSA LUXEMBURGO Aula ministrada por Isabel Loureiro, professora aposentada da Unesp e colaboradora da Unicamp. Realizado no contexto do IV Salão do Livro Político, o curso ocorreu entre os dias 18 e 21 de junho, no teatro Tucarena da PUC-SP.

★ TV Boitempo ★
Vídeos novos toda semana!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Rússia detém a chave da soberania alemã

Quem são os Donos de Portugal que apoiam André Ventura?

A crise do Euro e o défice democrático na Europa